A arquidiocese de São Paulo recebeu nesta quarta-feira a visita de Dom Bruno Varriano, bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém para o Chipre.
Sagrado Bispo em 16 de março deste ano, pelo cardeal Pierbatista Pizzaballa. Dom Varriano foi o primeiro bispo ordenado em Chipre, após 340 anos.
O franciscano está no Brasil para ordenar dois frades, um em Goiás e outro em Pernambuco. E passando por São Paulo, atendeu a um pedido do Cardeal Dom Odilo Scherer que, ainda durante sua ordenação episcopal fez o convite para que celebrasse a eucaristia na Catedral da Sé.
Dom Bruno Varriano, que é paulistano, afirmou que celebrar na Catedral da Sé como bispo foi uma alegria, foi voltar às suas raízes e ao seu chamado inicial.
Em entrevista à TV Canção Nova, Dom Bruno falou de sua missão no Patriarcado Latino em Chipre que, depois de mais de três séculos sem bispo, passa por um momento de reestruturação pastoral e reforçou que o coração da missão da Igreja no país são os imigrantes e refugiados. Dom Bruno lembrou que Chipre está ligado à missão na Terra Santa do Patriarcado Latino de Jerusalém e pediu orações pela comunidade católica latina que, como afirmou, vive uma nova página na sua história.
Dom Bruno agradeceu à Canção Nova, e reforçou que através da programação da Terra Santa e da transmissão do programa A Escola dos Apóstolos, produzido em Chipre, a TV ajuda a missão da Igreja Católica Latina naquela região do mundo e enfatizou: “O Evangelho, a Palavra de Deus chegando aos confins da terra através da Canção Nova que vive na Terra Santa. Por isso, ajudar a Canção Nova, também é um modo de ajudar a nossa missão.”
Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO